sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Meditações em Schopenhauer - Intuição

Representações intuitivas são as representações das sensações e todas as suas estruturas de base.

Kant fez mais uma descoberta incrivelmente notável que foi a constatação de que as estruturas apriori podem não só ser pensadas in abtracto mas também fora do pensamento abstrato, ou seja que as estruturas apriori existem independentemente do pensamento. Ao que foi dito deve-se acrescentar que as sensações são determinadas pelas estruturas apriori do sujeito e não o contrário, e que portanto estas mesmas estruturas são naturalmente independentes.

Imagino deste modo, as estruturas apriori da intuição como o manancial das sensações.

As estruturas apriori constituem o manancial das sensações, contudo, são também o elemento que fundamenta a independência da razão, ou seja, do ser pensante. Esta ultima asserção é fundamental para garantir a certeza na matemática.

Como estruturas que fundamentam todas as sensações e todo o pensamento, as formas apriori formam o Principio da Razão, determinando por um lado toda a experiência sensivel (subordinada à lei da causalidade) e todos os juizos (subordinados pela lei da razão).

A aplicação da noção de tempo ao principio da razão, constitui o que Schopenhauer chama o Principio do Ser, e que contém em si a noção de extensão temporal para o ser.

A noção de tempo contém em si o sentimento de angústia, porque o tempo é o ser, mais especificamente o tempo é o momento presente e o momento presente é o infinitésimal ou infinitamente pequeno. Daqui se conclui, que o ser vive no infinitamente pequeno, que é o instante, o momento. Por outro lado, é interessante notar a vastidão do infinitamente pequeno, no infinitamente pequeno está o infinito. Esta é um conclusão, naturalmente, contraditória, mas que resulta de um raciocinio lógico.

Se podemos caminhar eternamente no infinitamente pequeno, ele contém em si o infinito e portanto o infinitésimal contem o infinito.

Também a noção de espaço contém em si o raciocinio efectuado anteriormente.

Nenhum comentário: